Moda feminina japonesa

Lolitas 

9829_466975360091702_1919775435_n

  Bruno Sturini

Todos sabemos que o Japão agrega em sua rotina muito estilos e formas de se vestir diferentes, únicos e em alguns casos até tachados como estranhos, mesmo assim ou talvez por este motivo que o Japão é um país que possui muita liberdade de expressão quando o assunto são roupas e estilos. Muitos desses estilos que surgem do dia pra noite no Japão acabam se tornando moda, e sendo aderidos por vários tipos e classes de pessoas., Um bom exemplo disso é o estilo Lolita ou (Loli), é uma típica moda japonesa que surgiu no final dos anos 70 e começo dos anos 80, um estilo inspirado na cultura “fofa” e na tranquilidade de tempos mais antigos como a própria infância ou períodos históricos. aAs Lolitas podem ser categorizadoas em vários tipos diferentes, divergindo entre estilos mais ‘bonitinhos’ até outros ‘eróticos’ ainda simque são mais comportados do você imagina.
É possível traçar um perfil de como as Lolitas se comportam, muitas vezes o Karaokê é uma opção frequente para todas as Loli, promovendo também encontros e piqueniques para tomar chá, além de poder encontrar com uma certa facilidade Lolitas em cafeteiras e confeitarias. As roupas usadas são um os vestidos (os modelos, cores, tecidos e babados mudam para cada tipo de Lolita) as famosas sombrinhas, uma marca registrada das Lolitas, luvas, meias longas e os sapatos que variam muito de tipo e de acordo com o estilo Lolita, desde botas, tamancos, salto alto e as sapatilhas. Hoje em dia, é possível até mesmo encontrar aqui no Brasil em algumas lojas réplicas ou modelos de melissas inspiradaos nas sapatilhas usadas pelas Lolita no Japão.
Confira uma lista dos tipos ‘oficiais’ das Lolitas do Japão:
Classic Lolita: o foco das cores utilizadas são os tons de verde escuro, bege e vinho, o estilo remete à moda vitoriana e rococó original (época do extremo moralismo ocorrida no século

Classic Lolita2Classic Lolita1

Shiro Lolita: São conhecidas por se vestiram apenas de branco e as vezes tons de creme como o próprio nome diz: Shiro=Branco., Nno entanto, muitos consideram a Shiro Lolita como uma subdivisão do tipo ‘Sweet Lolita’ e alguns até da Gothic Lolita. Por não possuir um estilo de roupa única, elas podem até mesmo serem consideradas como um subtipo de qualquer estilo Lolita.

Shiro Lolita2Shiro Lolita1

Kuro Lolita: Estando no mesmo nível das Shiro Lolita, elas também podem ser considerados como subdivisão de qualquer estilo Lolita, as Kuro (preto) Lolita se vestem apenas de preto e costumam fazer pares com as Shiro Lolita para fazerem contraste entre as cores.

Kuro Lolita1 Kuro Lolita2

Sweet Lolita: um estilo mais ‘Kawaii’ (fofo), a Sweet Lolita usa cores mais claras e femininas como tons de rosa, verde claro, azul bebê, pêssego, amarelo claro. Algumas usam vestidos com estampas com desenhos pequenos como flores, frutas, animais, doces e corações, sempre mantendo aquela imagem fofa e bonitinha da Sweet Lolita.

Sweet Lolita1 Sweet Lolita2

Punk Lolita: o estilo adota muitas sobreposições, estampas, xadrez e listras, misturando com acessórios como coroas, caveiras boinas e mini cartolas, o Punk Lolita é uma interessante mistura entre a moda Punk e a Lolita.

Punk Lolita1 Punk Lolita2

Country Lolita: abusando de quadriculados, xadrez e estampas florais o estilo é uma subdivisão do Sweet Lolita, muito marcante também é o frequente uso de um mini chapéu de palha como acessório.

Country Lolita1 Country Lolita2

Gothic Lolita: este estilo Lolita não possui nenhuma conexão com a Tribo Gótica ou com o Coth Rock e sim uma mistura entre o estilo Lolita e o “gótico”, as cores predominantes neste estilo são o preto, azul escuro e em alguns casos o vermelho. Uma curiosidade é que possui uma subdivisão chamada Elegant Gothic Lolita, onde as roupas usadas são mais discretas e refinadas.

Gothic Lolita1 Gothic Lolita2

Wa Lolita: também conhecido como ‘Waloli’ o nome se refere ao Japão pela antiga palavra “che”, que significa a “Mesma Nação”, “Terra de Wa”, que é terra da harmonia. O estilo se baseia na combinação de acessórios da moda japonesa com a Lolita.

Wa Lolita1 Wa Lolita2

Qi Lolita: similar ao estilo Waloli pois incorpora acessórios tradicionais lolitas e da moda chinesa.

Qi Lolita1 Qi Lolita2

Hime Lolita: o estilo remete a imagem das princesas europeias, possui uma certa semelhante com o Sweet Lolita em especial pelas cores com tons leves. Hime Lolita diferencia-se pelos modelos de vestidos, estilos de penteados e acessórios como coroas, tiaras e pérolas.

Hime Lolita1 Hime Lolita2

Deco Lolita: esse estilo usa muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, pulseiras, estampas, meias e sobreposições mantendo uma imagem bem colorida do estilo.

Deco Lolita1 Deco Lolita2

Sailor Lolita: inspirados nos uniformes de marinheiros o estilo usa colares azul-marinho, azul escuro e branco além de símbolos como ancoras de navios e velas.

Sailor Lolita1 Sailor Lolita2

Guru Lolita: o estilo mais grotesco como o termo japonês ‘guro’ traz as lolitas um visual mais forte e pesado com bandagens, sangue falsos e afins, dando a ideia de uma boneca Lolita quebrada.

Guro Lolita2 Guro Lolita1

Erololi: o termo vem de Ero = erótico – loli = abreviação de Lolita, onde o estilo mistura o sexy antiquado (sem exageros) com a Lolita. Os elementos típicos dessas lolitas são corserts e roupas íntimas vitorianas blommers e petticoats e calcinha grandes com babados, outro ponto de referência são as saias mais curtas que o normal.

As vezes é possível encontrar no lugar do uso das saias cintas-ligas com meias, coroas e até armações de metal.

Erololi1 Erololi2

Casual Lollita: este não é bem um estilo Lolita, já que é uma subdivisão onde se mistura roupas casuais de uso rotineiro com saias e sapatos que lembrem o estilo Lolita.

Casual Lolita1 Casual Lolita2

Com isso encerramos os principais estilos reconhecidos pelo moda Lolita, há muitos outros que partes de subtipos Lolita que não são ditos como ‘oficiais’ então não eu citarei aqui. O que tiramos de tudo isso é que o Japão tem uma cultura muito extensa e podemos encontrar de tudo nele.

Por Bruno Storini

Colaborador e Autor

Estudante do segundo ano

de Jornalismo,

Natural de Osasco, SP

Anúncios

3 comentários em “Moda feminina japonesa”

    1. Ola sou Emília e moro aqui a mais de 12 anos e conheço o dia a dia de Tóquio, e o autor é um jovem que gosta da cultura japonesa e me pediu espaço para escrever algumas matérias e é normal que a visão dele quanto a liberdade de expressão no que se refere a se vestir-se aqui no Japão.
      Eu concordo pois aqui ninguém olha para você pela roupa que esta vestindo, como por exemplo ir ao supermercado de pijama é normal, como andar de bicicleta de terno indo trabalhar também. Na matéria estamos falando de estilos voltado a jovens fãs e admiradores de mangas e animes que se dividem em vários estilos e no caso específicos as Lolitas.

      Mas seguindo a linha de Moda feminina existem muitos outros estilos e prometo que vou postar algo que retrate realmente a moda feminina ou masculina por aqui, e obrigada pelo comentario.

      Curtir

  1. Muito legal. O ponto chave disso é a liberdade para o uso de roupas, que aqui na China também é comum. Elas só não tem um estilo próprio…rs Vão misturando tudo que gostam.
    Mas realmente o que me impressiona é essa liberdade, o ‘tô nem aí’ das chinesas, japonesas e coreanas…
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Noticias, dia a dia, costumes, eventos, curiosidades, desastres naturais, viver e sobreviver as crises no japão de hoje..

Bem-vindo

Diversão, curiosidades e muita, mas muitas dicas pra você !!!

marmundim

4 out of 5 dentists recommend this WordPress.com site

Universo da Cherry

Seja bem-vindo !

Uma Turista Nas Nuvens

O seu blog de viagem

Terra no Pé ::Viagens e Mochilão::

Terra no Pé blog de viagens e mochilão

worldsofmyworld

Viagem, cultura e culinária

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: