Ser bom ou ser bobo

frase-o-ser-humano-nao-e-intrinsecamente-bom-nem-mau-o-que-verifico-e-que-a-bondade-e-mais-dificil-jose-saramago-153522

Muitas vezes ser bom pode significar bobo, e é assim que às vezes me sinto, sempre procuro ver o melhor das pessoas, mas parece que isso não é suficiente.

Confiar muito já me trouxe muitos embaraços e sei que isso não vai fazer com que eu simplesmente endureça meu coração, mas a cada tombo que levo dessa minha vida procuro sair mais forte, é claro que isso muitas vezes deixa cicatriz. E como já disseram elas serve para que eu me lembre a cada dia do que o ser humano é capaz.

Já vivi muitas coisas e sei que ainda tenho muito a aprender com relação às pessoas e não importa de onde vem ou para onde vai que idioma fala a raça ou cor.

O ser humano é o mesmo quando se trata de querer se dar bem, diante de pessoas.

Mas apesar do desabafo eu sou o que sou e continuo minha caminhada por essa escola que é a vida.

E amanhã é outro dia e começa mais um mês e já chegamos quase no meio do ano vem o verão depois o inverno e assim é a vida.

Desejo para todas boas vibrações nos dias, meses e anos e toda vez que passarem por isso possam se levantar e lembrar-se do dia de amanhã e do sol que ilumina.

Além deste texto,

mais dois autores, como Jose Saramago ou este texto de Clarice Lispector

que falam sobre a arte de ser bom ou ser bobo.

 Das Vantagens de Ser Bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.”

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudar para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona.

Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: “Até tu, Brutus?”

Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há expertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganha dos outros. Em compensação os bobos ganha a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.

Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s