Jovens pais no Japão de hoje.

Jovens pais e relacionamentos com os filhos no Japão de hoje. 

segura em minhas mãos[4]

Tenho observado que entre os casais mais jovens, que tem filhos pequenos, são mais presentes.

Isso me faz pensar na ideia que todos têm de que japonês são frios e fechados, pois o que estou vendo são pais mais participativos e carinhosos com os filhos. Acho lindos os casais quando saem com os filhos, o pai esta sempre cuidando e brincando com as crianças, vejo pais perfeitos donos de casa, levam filhos a escola, ao medico. E sempre estão próximos de tudo que se refere ao filho ajudando nas tarefas de escola.

Nas reuniões na escola exige se a presença de ambos, mãe e pai, e em todas as atividades escolares. Isso é comum e as empresas não criam caso, desde que sejam previamente avisados.

Então quando há uma separação, quase sempre os filhos ficam aos cuidados dos pais que se supõe que tem mais condições financeiras, inclusive de cuidar das crianças.

Coisa que no Brasil é muito diferente, pois as mães tem sempre a guarda, mesmo que o pai diga que tem mais condições de cuidar. E talvez por isso, no Brasil a maioria dos pais foram educado para prover a casa e nunca cuidar diretamente da educação dos filhos, deixando toda essa tarefa para as mães. E muitas vezes quando há uma separação, ate eles mesmo acham normal e nem cria caso quanto a guarda, somente querem ver sempre a criança, mas quando conseguem ter a guarda não são eles exatamente  que cuidam, deixam a criança nas mãos de avos ou babas. Ou ate mesmo a esposa ou companheira atual.

Então quando vou ao hospital sempre me surpreendo com pais jovens levando filhos ao medico, sem a presença da mãe, isso me causa espanto, pois como mãe eu nunca consigo fazer nada se a criança  não esta bem e precisa ir a um hospital. Fico pensando onde esta mãe, e como é para ela deixar toda a responsabilidade para o pai.

Mas também já observei entre famílias japonesas que, muitas vezes a mãe fica nos afazeres domésticos enquanto o pai vai levar o filho ao medico.

Então esse tema ainda tem muito ser observado, pois a muito tempo temos uma ideia diferente sobre família japonesa. Onde o pai trabalha muito e chega tarde em casa, passa a ter amantes, pois a esposa somente cuida dos afazeres da casa, e fica de avental o tempo todo, inclusive para ir ao mercado.  Mas essa  e outra historia.

Fonte da foto

http://michelleata.blogspot.jp/2009/11/aumente-minha-fe.html

Anúncios

2 comentários em “Jovens pais no Japão de hoje.”

  1. Hoje, a maioria dos papais estão bem envolvidos com a educação e criação de seus filhos. E isso é um grande avanço para as novas gerações! O que eu ainda não entendo: como ainda há papais e mamães que estão no Japão e deixam seus filhos no Brasil??…. Para serem educados por outras pessoas, as vezes são da família outras vezes nem são da família… Que exemplos/referências eles estão dando para seus filhos?… Eles podem achar que estão fazendo o melhor deles, pode até ser financeiramente mas, quebra-se muito o vínculo familiar. Os papais e mamães não sabem o que estão perdendo com a vivência e o aprendizado do dia a dia com seus filhos! Eu acredito que isso já seja raridade no Japão! E, sinceramente, aos que estão no Japão cujos filhos estão no Brasil, se cada um de vocês optaram por ter filhos, que sejam responsáveis por eles. Aos que não optaram, espero que percebam logo o que estão perdendo. Tecnologias e viagens são coisas legais para consumir, mas nada vai substituir o tempo perdido longe de seus filhos.

    Curtir

    1. Concordo! Pois o tempo passa e você pode perder momentos que nunca mais poderá ser recuperados. sempre fui contra essa separação da família.
      E muito embora eu tenha vindo para o Japão quando meus filhos já estavam crescidos, ainda assim quase um ano que fiquei longe deles me fez sentir um pouco de culpa, por ter perdido vários momentos da vida deles.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s