Como o munda cuida do seu lixo.

COMO O MUNDO ESTÁ LIDANDO COM O LIXO DESCARTÁVEL?

Estou insistindo neste tema pois acho de suma importância para o mundo lidar com o lixo, para que possamos deixar pra nossos filhos e netos um mundo melhor e mais limpo e saudável.

Supermercados em SP suspendem distribuição de sacolas plásticas e a população se adapta e como o plástico polui os oceanos e mata os animais marinhos, a reciclagem do plástico  é o único caminho para a diminuição deste lixo e o que você precisa saber sobre o que esta sendo feito no mundo em relação a isso e como substituir as sacolas plásticas e porque?
Plástico biodegradável, verde e oxibiodegradável: qual a diferença?

A diferença  é  o processo de degradação do plástico onde utiliza aditivos para acelerar a degradação, contando com auxilio do oxigênio, da temperatura e de processos mecânicos, como vento, chuva, etc.

Este plástico aditivado não precisa de um ambiente biologicamente ativo. Mesmo estando em cima de uma arvore, este plastico irá se degradar. Ao contrário do plástico oxi-biodegradável,o plastico biodegradável feito a partir de produtos orgânicos, tem que estar em ambiente biologicamente ativo para se degradar.

Este ambiente pode ser uma compostagem por exemplo. Caso este saco plastico biodegradável esteja em cima de uma arvore, vai demorar o mesmo tempo que o plastico convencional para se degradar.

O plástico oxi-bi degradável agride menos ao meio ambiente, pois diminui o tempo de vida útil para no máximo em 18 meses, evitando a poluição nos fundos e vales, córregos, rios, lagos e finalmente nos oceanos. Muito embora alguns engenheiros não concordem e dizem que elas  não são 100% confiáveis. que são, na verdade, mais nocivas para o meio ambiente do que as de plástico convencional. 


Estados Unidos têm iniciativas isoladas para banir sacolas plásticas.

E o Japão mesmo não tendo ações restritivas em relação às sacolas plásticas, o Japão aposta em campanhas de conscientização para diminuir o consumo. Em 2010, a redução foi de 35%. O país também tem um dos maiores programas de reciclagem de plástico e seus resíduos do mundo.Apesar de ainda não ser o suficiente pois ainda vemos praias muito sujas aqui no Japão e em algumas cidades apesar do rígido processo de separação do lixo, muita gente e alguns até estrangeiros não colabora, e joga lixo em lugar errado, causando constrangimento para nos que vivemos aqui.

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Como o munda cuida do seu lixo.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s